segunda-feira, 29 de julho de 2013

Curso de Astronomia Básica para professores que lecionam o Ensino Fundamental da rede estadual de ensino




Os professores que lecionam Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino e de outras redes públicas têm agora a oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de Astronomia. O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu 40 vagas para o Curso de Capacitação de Ensino em Astronomia.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto. O curso é gratuito e ofertado totalmente na modalidade à distância (EAD), por isso as aulas serão ministradas por meio da plataforma Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem duração de 100 horas, distribuídas em 10 semanas, e acontecerá no período de 19 de agosto a 27 de outubro. No dia 17 de agosto, será divulgada a lista com os candidatos selecionados.
Inscrições – Podem se inscrever professores da Rede Pública de Ensino que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e que estejam em plena atividade de sua função. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível neste link: http://www.ifpb.edu.br/nepa/cursos. Ao final do curso, cada professor deverá receber um Certificado homologado pelo IFPB. O curso é composto por tópicos como Medidas Astronômicas, História da Astronomia, Sistema Solar, Galáxias, Constelações, entre outros.
Importância – O professor Francisco Nobre, coordenador do Nepa, afirmou que docentes de qualquer região do País podem fazer o curso que será estruturado a partir da Diretoria de Educação à Distância do Instituto. Ele destacou que o curso é importante para fortalecer a formação dos professores de Ciências. “Muitos professores são formados em Biologia, por exemplo, mas durante a graduação o conteúdo de Astronomia não foi contemplado. O curso dará uma visão melhor aos professores que estão em sala de aula”, ressaltou.

Inscrições do Vestibular da UEPB começam hoje!!!!




Começam as inscrições para o Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba com oferta de 2.884 vagas


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu início nesta segunda-feira, 29 de julho, ao período de inscrição do Vestibular 2014 da Instituição. Este ano, estão sendo ofertadas 2.884 vagas, sendo 50% destinadas para a cota universal e 50% para a cota de inclusão (estudantes oriundos da rede pública de ensino da Paraíba). As outras 2.884 vagas para acesso à Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.
As inscrições vão até o dia 14 de agosto e estão sendo feitas, exclusivamente, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, através do endereço eletrônicowww.comvest.uepb.edu.br. As vagas estão distribuídas entre os 41 cursos da UEPB, ofertados nos oito câmpus universitários.
A taxa de inscrição do Vestibular 2014 é de R$ 105. O boleto bancário pode ser pago até o dia 16 de agosto. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 21 de agosto e os cartões de inscrição estarão disponíveis no site da comissão organizadora a partir do dia 17 de setembro. As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas.
No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza. Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.
As provas serão aplicadas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa. Mesmo não havendo Campus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do Vestibular 2014 para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja.
Os candidatos que necessitarem de condições especiais para realização da prova, a exemplo da disponibilização da prova em braile para os portadores de deficiência visual, devem solicitá-las por meio de declaração informando os recursos especiais necessários, até o término das inscrições, por correspondência encaminhada, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Comissão Permanente de Concursos, Rua das Baraúnas, 351, 3º andar, Bairro Universitário, Campina Grande-PB, CEP 58.429-500.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 10 de fevereiro e as matrículas prévias dos aprovados para a segunda entrada no dia 11 do mesmo mês.

Exercitando a Matemática: Questão do dia!!!!!






No dia do aniversário de João em 2010, uma pessoa perguntou a idade dele. João respondeu: "se eu não contasse os sábados e domingos da minha vida, eu teria 40 anos de idade". Em que ano João nasceu?

Solução: Considerando um ano com 365 dias.

Em 40 anos, teríamos 40 X 365 = 14600 dias, ok?

Uma semana tem 7 dias, logo se dividirmos 365 / 7 teremos aproximadamente 52 semanas.

Tirando os Sábados e Domingos, uma semana terá 5 dias, logo:

52 X 5 = 260 dias o ano.

Se pegarmos 14600 dias dividido por 260 dias (1 ano), temos 56 anos aproximadamente.

Se a pergunta foi feita em 2010, temos 2010 - 56 = 1954.

Resposta: 1954.

Ciências: Por que o Céu é Azul?

Por que o céu é azul?

Fonte: Brasil Escola

Você já parou para pensar nessa pergunta? Qual a explicação para o fato de o céu ser azul? A explicação para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Como sabemos, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.

O mesmo ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos.

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM SER OBRIGADAS A CONTRATAR PSICÓLOGOS

Objetivo do projeto é melhorar o processo de aprendizagem e as relações entre alunos, professores e comunidade escolar

Fonte: Agência Câmara
Alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas podem passar a ter garantia de atendimento por parte de psicólogos e assistentes sociais.
A Comissão de Educação aprovou projeto (PL 3688/00) do ex-deputado José Carlos Elias que determina que equipes com profissionais dessas áreas atendam aos estudantes da educação básica. O objetivo é melhorar o processo de aprendizagem e as relações entre alunos, professores e a comunidade escolar.
A relatora, deputada Keiko Ota, do PSB de São Paulo, explica de que forma psicólogos e assistentes sociais poderão ajudar os estudantes:
"É para ajudar para que a criança possa ter um rendimento escolar melhor. A gente vê muito que as nossas crianças, hoje, têm dificuldade em aprendizado devido à violência sofrida dentro de casa. Porque, se em casa não está bom, se na escola também não tem um atendimento psicológico para ajudar a tirar esse bloqueio, que é a violência sofrida, ela não vai conseguir assimilar a matéria. Vai ficar à mercê de quem? Do crime organizado, da prostituição, das drogas e dessa violência que está crescendo”.
O texto ainda estabelece que, quando houver necessidade, os alunos vão ser atendidos em parceria com profissionais do Sistema Único de Saúde.
Integrante da Comissão de Educação, o deputado Pedro Uczai, do PT de Santa Catarina, também destaca a importância do atendimento de psicólogos e assistentes sociais aos alunos da educação básica:
"É importante, dada à complexidade que é hoje o processo educacional, dada à complexidade que é a rua invadindo a escola com processos de drogas, de violência, de pluralidade cultural, e que precisa dialogar com os problemas sociais, os problemas, também, da psicologia educacional. Então, a presença de um psicólogo, de um assistente social vem somar, vem contribuir, com certeza, para o processo educacional brasileiro”.
Pela proposta, os sistemas de ensino, de saúde e de assistência social terão um ano depois da publicação da lei para cumprir as novas regras. O projeto ainda precisa ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e no Plenário da Câmara.

Inscrições para lista de espera do ProUni terminam nesta segunda

Inscrições para lista de espera do ProUni terminam nesta segunda


O prazo para adesão à lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) se encerra nesta segunda-feira (20). A inscrição dos candidatos que ficaram de fora das convocações pode ser feita pela internet e a lista estará disponível para consulta pelas instituições de educação superior no dia 1º de agosto.

As escolas e universidades integrantes do programa farão a primeira convocação no próximo dia 2 e o candidato selecionado terá cinco dias ara comprovar a documentação e se matricular. A segunda convocação acontece no dia 12 de agosto. O prazo para confirmação dos dados e matrícula vai até o dia 15.

Os resultados das pesquisas após as manifestações

Manifestações

A recente safra de pesquisas só tem um único objetivo: um panorama prévio à sucessão presidencial. O demais é secundário, só é relevante por seus efeitos sobre essa questão fundamental.

Se não tivéssemos uma eleição daqui a pouco mais de um ano e se a presidenta não fosse candidata, perguntas sobre a avaliação do governo e de políticas seriam de relevância menor. Todas as pesquisas concordam que houve uma queda na avaliação da presidenta.

O que parece é que Dilma sofreu uma perda considerável de intenção de voto pelo fato de os cidadãos terem ido às ruas se manifestar e não pela preexistência de uma elevada insatisfação com ela ou com seu governo. Em outras palavras, as manifestações foram causa e não consequência do tamanho e do tipo de descontentamento retratados hoje pelas pesquisas (e que se reflete no despencar de suas chances, para usar a palavra que tanto alegra a “grande mídia”).
De um lado, o fato de elas eclodirem e receberem imensa (e favorável) cobertura dos meios de comunicação fez com que tivessem o que a sociologia chama de “efeito demonstração”. Mesmo quem tinha uma insatisfação “aceitável” passou a achar que devia “indignar-se”, ainda que não soubesse exatamente contra o quê.
Mas a razão primordial para as manifestações cumprirem esse papel foi o seu impacto na elevação da sensação de insegurança dos brasileiros comuns. E o que a provocou foi a visualização da violência em estado bruto nas principais cidades do País.
Nenhum governo resiste à repetição diária de cenas de mortes, sangue, tiros, quebra-quebras, depredações, incêndios. Durante três semanas, exatamente entre as pesquisas de junho e julho, foi ao que a sociedade brasileira assistiu na televisão, viu na internet, ouviu no rádio, leu em jornais e revistas.
Em outras palavras, o que de fato atingiu a avaliação do governo (com um consequente impacto na intenção de voto em Dilma) não foi o “lado bom” das manifestações, tão louvado pela mídia, das moças e rapazes a cantar o Hino Nacional enrolados na bandeira, mas seu “lado negro”, dos “baderneiros” e “arruaceiros”. Em relação xifópaga, um usou o outro.
Mas, se é verdade que Dilma desceu, é também verdade que nenhum de seus adversários efetivos subiu. Apenas Marina Silva teve desempenho positivo.

A matriz energética e a Biomassa


Mesmo sendo bastante rico em fontes de geração de energia por meio da biomassa, Brasil ainda carece de investimentos e tecnologias para desenvolver o setor.
A demanda mundial por energias renováveis aumentou no último ano, e quase metade do consumo foi atendido por fontes de biomassa tradicional, como combustão direta de madeira, carvão vegetal, resíduos agrícolas, entre outros. Estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em parceria com a Escola de Administração e Finanças de Frankfurt indicou que foram investidos 244 milhões de dólares em energias renováveis no mundo em 2012. Países em desenvolvimento, como China, Brasil e países africanos, são citados como destaque nos investimentos e na geração de empregos no setor.
O Brasil se destaca mundialmente pela geração de energia renovável, principalmente devido à energia hidroelétrica, que responde por mais de 64% da produção nacional. Já a energia de biomassa corresponde a apenas 8% do total, ficando atrás ainda do gás e do petróleo, que, juntos, representam quase 16% da matriz energética.
Especialistas defendem que é preciso investir em tecnologias para diversificar o aproveitamento de resíduos da biomassa no país. A adoção deste tipo de energia ajuda a reduzir a pressão sobre as fontes tradicionais e também oferece um destino sustentável para resíduos agropecuários e urbanos.
Bagaço da cana
A principal fonte de energia através de resíduos da biomassa no Brasil é a cana-de-açúcar. De cada tonelada do produto, 250 kg é bagaco e outros 204 kg, palha e pontas. Tudo pode ser reaproveitado para geração de energia elétrica. "Em São Paulo, toda a colheita precisará ser mecânica a partir de 2014. Isto significa que deve ser aproveitado aproximadamente 98% da casca e folha, e a produção de energia deve aumentar entre 40% e 50%", destaca o vice-presidente da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Leonardo Calabró.
Expansão esbarra na falta de incentivo
Apesar de o Brasil ocupar uma posição de destaque mundial na geração de bioenergia, o país ainda está aquém de outras nações no que diz respeito ao aproveitamento dos resíduos da biomassa. "É necessário fazer muitas inovações neste setor, para garantir eficiência na geração", explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia José Dilcio Rocha.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo Cenbio a pedido do governo alemão, o Brasil contava com 7.005.125 hectares de área plantada, em 2012. No documento com os resultados preliminares, apresentado em Berlim, em julho, os cientistas destacam que a produção de paletes (biomassa compactada), por exemplo, é incipiente e atinge a apenas 25% da capacidade total de produção.
Para a pesquisadora, isso só pode ser atingido com uma política de governo que amplie os investimentos e incentive a adoção de fontes alternativas de geração de energia por meio de biomassa. Ela sugere introduzir novas tecnologias e aumentar as ofertas de leilões específicos para este tipo de energia. Rocha ressalta ainda que, se implementar novos processos, a indústria pode ampliar a produção e também agregar valor aos resíduos agrícolas, agroindustriais e agroflorestais.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Inscrições para seleção de educadores do Projovem Urbano começaram nesta quinta-feira

Começaram nesta quinta-feira (25) e se prolongam até o dia 31 de julho as inscrições para o processo seletivo simplificado para educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). As inscrições só podem ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado da Educação (SEE), no linkhttp://www.sec.pb.gov.br/projovem/, segundo edital divulgado nesta quarta-feira (24).
A SEE informou que os candidatos que acessaram o link do formulário e se inscreveram antes do dia 25 de julho não terão essas inscrições validadas. Conforme o edital, o candidato só poderá se inscrever para concorrer à vaga uma única vez. Estão sendo oferecidas 210 vagas para profissionais de Educação de Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, que atuarão em 29 municípios da Paraíba nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês), Participação Cidadã e Qualificação Profissional.
Os educadores trabalharão nos seguintes municípios: Bayeux, Cabedelo, Sapé, Caaporã, Pitimbú, Borborema, Pirpirituba, Serraria, Pilões, Alagoinha, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, Queimadas, Fagundes, Barra de Santana, Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão, Salgado de São Félix, Riachão do Bacamarte, Mogeiro, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Coremas, Conceição, Igaracy e Diamante.
O processo seletivo tem caráter eliminatório e classificatório e acontecerá em três etapas: inscrição online, prova de títulos e entrevista escrita. A carga horária para os educadores do Ensino Fundamental será de 30 horas semanais, sendo 25 horas em sala de aula, no horário noturno e 5 horas de Formação Continuada e Planejamento Integrado, que acontecerão aos sábados, no horário diurno. As atividades pedagógicas com os estudantes têm previsão de 18 meses de duração. Mais informações pelo número: (83) 3218-4347.

Professora da PB une matemática e cotidiano e ganha medalhas em olimpíada

Professora de matemática Jonilda Ferreira, 44, com alunos da escola municipal Candido de Assis Queiroga, em Paulista, na Paraíba

Uma professora de matemática de uma escola municipal do sertão da Paraíba resolveu criar uma metodologia de ensino para atrair os alunos. Resultado? A escola virou destaque na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
A escola municipal Cândido de Assis Queiroga, do município Paulista (PB), de 11 mil habitantes, tem, sozinha, mais medalhas de ouro do que todas as escolas públicas juntas da maioria dos Estados do Brasil. A escola ainda tem quase 75% das medalhas de ouro de toda a Paraíba.
A concorrência é forte: há escolas técnicas e militares no grupo.
Nas olimpíadas deste ano, promovidas pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), a escola levou cinco medalhas de ouro.
Para conseguir o feito, Jonilda Ferreira, 44, resolveu aliar a matemática ao cotidiano. Antes de ensinar fração, por exemplo, ela faz uma vaquinha e chama todo mundo para a pizzaria "de um amigo". "Aí, quando explico fração na lousa, eles entendem."
"Se eu não faço isso, os alunos ficam olhando para a lousa com uma cara de ponto de interrogação", conta.
Para outros conteúdos, Jonilda leva os alunos para o posto de gasolina e ou mercado. "Só tenho giz e lousa na escola. Há um laboratório de informática, mas estamos esperando o técnico para poder usar os computadores."
Formada em economia e em matemática, Jonilda ganha o piso: cerca de R$ 1,5 mil por mês. Agora quer fazer mestrado na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) --para onde já viaja um sábado por mês com um grupo de 20 alunos da escola.
Eles são bolsistas de iniciação científica e passam o dia estudando matemática.
Agora, eles viajaram juntos para Recife (PE), onde acontece o principal encontro de cientistas do país.

Parabéns Alagoa Grande pelos seus 148 anos de emancipação política!!!!!!

 


A terra de Jackson do Pandeiro, Margarina Maria Alves e Oswaldo Trigueiro, entre outros, está completando 148 anos de emancipação política hoje. O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de julho de 1865. Aos 27 de março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município completou um século de emancipação em 2008, quando na verdade já decorreram 148 anos deste fato histórico.

Jornal norte-americano critica a escolha do Rio de Janeiro como sede para as Olimpíadas de 2016



Uma manchete do jornal norte-americano "Chicago Sun - Times" de ontem (25/07) estampa: "Perdemos para isso?" sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. O jornalista Neil Steinberg questiona, em sua coluna, a segurança e o preparo que o país tem para sediar o evento. a crítica da escolha da cidade como sede segue com uma imagem das manifestações no rio tomando a capa do jornal. O jornalista questiona: " Aqui está a nossa questão: " A cidade já está arrependida". por que você poderia ter Chicago. Não é uma cidade sem problemas. Tem vários problemas. (...). Mas teríamos feito isso sem bombas. Sem que os militares atirassem gás ou balas de borracha".

"Eu aposto que nossa população não se revoltaria contra as Olimpíadas, como estão fazendo no Brasil, assim como acontece com a Copa do Mundo em 2014", diz a coluna. para finalizar, o jornalista provoca: "Você poderia ter tido o ouro, mas se contentou com o bronze".

terça-feira, 23 de julho de 2013

Histórias de sucesso: Estudante com paralisia cerebral é finalista na OBM

Arquivo pessoal

Um aluno chamado Arthur Gabriel dos Santos Dantas de apenas 11 anos de idade e que mora da cidade de Itanhaém, no litoral sul do estado de São Paulo se destaca pelo exemplo de superação. Aluno do 6° ano do Ensino Fundamental em uma classe inclusiva de uma escola municipal, Arthur está entre os melhores alunos da classe, motivo de orgulho para a seus pais e familiares. Ele se submeteu à prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e está classificado para a 2ª fase por obter uma das melhores notas de sua turma. Independente do resultado na 2ª fase da Olimpíada, podemos dizer que Arthur já é um campeão e exemplo para todos nós!!!!!!!

OPINIÃO: Como os professores devem se posicionar diante das atuais manifestações populares em nosso país?

Sabemos que as recentes manifestações que ocorrem em nosso país que tomaram mais força no mês de junho, deverão trazer grandes mudanças. A partir de agora, sob pena de serem punidos nas urnas, os políticos do legislativo e do executivo (em todas as esferas) serão obrigados a mudar a forma como vêm atuando. A pergunta que fica é: Enquanto educadores e contemporâneos desses acontecimentos, que posição devemos assumir perante nossos alunos?

Na minha opinião, nós professores, enquanto educadores e formadores de opinião, não devemos ficar omissos para essa realidade visto que somos contemporâneos desse momento histórico, político e social vivenciado em nosso país. Devemos, no mínimo, promover o debate e a exposição de ideias em nossas salas de aula. Além de tudo isso, a nossa função de professor não deve se resumir exclusivamente ao ambiente escolar, ela deve ultrapassar nossas ações e pensamentos à comunidade a qual estamos inseridos.

Por Kristoferson de A. Ferreira.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vestibular 2013 para ingresso nos cursos de EaD da UFRN, inscreve até 5 de agosto

Processo seletivo para ingresso no primeiro período de 2014 nos cursos de graduação da Educação a Distância (EaD) da UFRN


Maiores informações confira no link abaixo:


http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psdistancia/20141/documentos/EditalEAD2014.pdf

Créditos: BLOG CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: http://rafaelrag.blogspot.com.br/