sábado, 31 de agosto de 2013

Exercitando a Matemática: Questões do dia!!!!!!!!!!!!!



Atenção galera!!!!! O ENEM tá chegando, vamos resolver mais duas questões de Matemática!!!!!
(ENEM/2012) José, Paulo e Antônio estão jogando dados não viciados, nos quais, em cada uma das seis faces, há um número de 1 a 6. Cada um deles jogará dois dados simultaneamente.
José acredita que, após jogar seus dados, os números das faces voltadas para cima lhe darão uma soma igual a 7. Já Paulo acredita que sua soma será igual a 4 e Antônio acredita que sua soma será igual a 8.
Com essa escolha, quem tem a maior probabilidade de acertar sua respectiva soma é:
a) Antônio, já que sua soma é a maior de todas as escolhidas.
b) José e Antônio, já que há 6 possibilidades tanto para a escolha de José quanto para a escolha de Antônio, e há apenas 4 possibilidades para a escolha de Paulo.
c) José e Antônio, já que há 3 possibilidades tanto para a escolha de José quanto para a escolha de Antônio, e há apenas 2 possibilidades para a escolha de Paulo.
d) José, já que há 6 possibilidades para formar sua soma, 5 possibilidades para formar a soma de Antônio e apenas 3 possibilidades para formar a soma de Paulo.
e) Paulo, já que sua soma e a menor de todas.

Solução:

Existem 6 possibilidades para formar a soma 7, que são: (1; 6), (2; 5), (3; 4), (4; 3), (5; 2) e (6; 1).

Existem 3 possibilidades para formar a soma 4, que são: (1; 3), (2; 2) e (3; 1).

Existem 5 possibilidades para formar a soma 8, que são: (2; 6), (3; 5), (4; 4), (5; 3) e (6; 2).

Assim, quem tem a maior possibilidade de acertar a soma é José, já que há 6 possibilidades para formar a sua soma, 5 possibilidades para formar a soma de Antônio e apenas 3 possibilidades para formar a soma de Paulo.

(ENEM/2012) Em 20 de fevereiro de 2011 ocorreu a grande erupção do vulcão Bulusan nas Filipinas. A sua localização geográfica no globo terrestre e dada pelo GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global) com longitude de 124° 3’ 0” a leste do Meridiano de Greenwich.
Dado: 1° equivale a 60’ e 1’ equivale a 60”.
PAVARIN, G. Galileu, fev. 2012 (adaptado)
A representação angular da localização do vulcão com relação a sua longitude da forma decimal é:
a) 124,02°.
b) 124,05°.
c) 124,20°.
d) 124,30°.
e) 124,50°.

Solução: 124° 3’ 0” = 124° + 3º/60 = 124° + 1º/60 = 124° + 0,05° = 124,05°

Como a Baleia consegue amamentar no fundo do mar?



Para amamentar, as baleias ficam próximas à superfície, mas sempre dentro da água. As glândulas mamárias desse mamífero são alongadas e se distribuem por toda a barriga (da cabeça ao ânus). Com isso o animal consegue produzir bastante leite. Mas há apenas dois mamilos, que ficam entre o centro da barriga e a cauda. Cada uma das mamadas é bastante rápida — cerca de um minuto — mas se repetem duas ou três vezes por hora, inclusive à noite.

Fonte: Cultura Popular

Menino prodígio: Garoto de apenas 11 anos entra para universidade no Texas, Estados Unidos

Com apenas 11 anos, Carson Huey-You está no primeiro semestre da Texas Christian University

Com apenas 11 anos, Carson Huey-You é o aluno mais novo a ser admitido na história da Texas Christian University. Carson, que quer ser físico quântico, tem aulas de cálculo, física, história e religião no primeiro semestre da universidade.
O garoto tinha apenas 10 anos quando se candidatou para a graduação -- ele fez 1.770 pontos de 2.400 possíveis no SAT (espécie de Enem americano) e fala mandarim. A mãe dele afirma que o menino já lia livros com dois anos e fazia contas de multiplicação e divisão aos três anos. 
Tendo em vista o ritmo de estudos de Carson, a estimativa é que ele pode se tornar PhD com menos de 20 anos. 
O estudante prodígio disse à CBS 11 News que a universidade é divertida pois parece com a escola, só que em um campus maior e com mais gente. A mãe de Carson acompanha o garoto nas aulas. 
O pai de Carson disse que não pressionou o filho para entrar na universidade e que, inclusive, tentou "segurar" o garoto. 
Fonte: Uol Educação com informações do Huffington Post e do New York Daily News

Como e onde surgiu a lenda das cegonhas trazerem bebês?



Esta lenda surgiu no norte da Europa, na Escandinávia. A tradição diz que, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, as mães diziam aos filhos que eles haviam sido trazidos pela cegonha para justificar o aparecimento repentino de um novo membro da família. Para explicar que, após o parto, a mãe precisava descansar por alguns dias, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado a perna materna.

O animal foi escolhido como símbolo principalmente por dois motivos. Primeiro, é uma ave extremamente dócil e protetora: as jovens cegonhas costumam dedicar atenção especial e carinho às aves mais velhas ou doentes. Tanto que os romanos antigos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos da família chamada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).

O outro motivo é que elas costumam fazer seus ninhos ao lado das chaminés das casas e voltam, sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. Por muitos séculos a lenda foi difundida apenas na Escandinávia. Mas, no século XIX, se espalhou pelo mundo com os contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Fonte: Cultura Popular

Teoria de cientista sugere que a vida começou em Marte



Sempre se especulou que o planeta Marte tivesse vida... será? Veja que um estudo apresentado em uma conferência científica sugere que a vida pode ter começado em Marte antes de chegar à Terra.
A teoria foi apresentada pelo químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), em na Conferência de Goldschmidt, em Florença, na Itália. As moléculas não são as mais complexas que aparecem na natureza, ainda assim não se sabe como elas surgiram. Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) foi o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos.A forma como átomos se juntaram pela primeira vez para formar os três componentes moleculares dos seres vivos – RNA, DNA e proteínas – sempre foi alvo de especulação acadêmica.

Hostil

Uma possibilidade para a formação do RNA a partir de átomos, como carbono, seria o uso de energia (calor ou luz). No entanto, isso produz apenas alcatrão. Para criação do RNA, os átomos precisam ser alinhados de forma especial em superfícies cristalinas de minerais. Mas esses minerais teriam se dissolvido nos oceanos da Terra naquela época. Benner diz que esses minerais eram abundantes em Marte. Ele sugere que a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra em meteoritos.
Na conferência em Florença, o cientista apresentou resultados sugerindo que minerais que contém elementos como boro e molibdênio são fundamentais na formação da vida a partir dos átomos. Ele diz que os minerais de boro ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. Assim surge o RNA. O ambiente da Terra, nos primeiros anos do planeta, seria hostil aos minerais de boro e ao molibdênio. "É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar na formação da vida", diz Benner. "Esta forma de molibdênio não existira na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante."

Segundo ele, isso é "outro sinal que torna mais provável que a vida na Terra tenha chegado por um meteorito que veio de Marte, em vez de surgido no nosso planeta".
Outro fator que reforçaria a tese é o clima seco de Marte, mais propício para o surgimento de vida.
"As evidências parecem estar indicando que somos todos marcianos, na verdade, e que a vida veio de Marte à Terra em uma rocha", disse Benner à BBC.

"Por sorte, acabamos aqui – já que a Terra certamente é o melhor entre os dois planetas para sustentar vida. Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado no seu planeta, talvez nós não tivéssemos uma história para contar hoje."
Meteorito que veio de Marte

Fonte: BBC

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Trabalho infantil reduz desempenho na escola em 11%

Um estudo encomendado pela Fundação Telefônica Vivo à consultoria Tendências chegou a conclusão que o trabalho infantil fora de casa pode ser responsável por um desempenho até 11% inferior dos alunos da 4ª série. A pesquisa foi feita com base em dados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2003. 

A pesquisa também concluiu, com base em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2011, que que crianças e adolescentes que trabalham têm 3,1% menos probabilidade de frequentar a escola do que os jovens que não trabalham. Ainda de acordo com o estudo, trabalhar 4 horas ou mais em atividades domésticas reduz, em média, o desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental em mais de 6%, e para os alunos da 8ª série do ensino fundamental esse impacto negativo fica em torno de 4%. 

O estudo aponta ainda para o "círculo vicioso" do trabalho infantil: "Crianças e adolescentes começam a trabalhar cedo em função das condições socioeconômicas desfavoráveis que enfrentam. Porém, no mercado de trabalho se defrontam com rendimentos baixos, muito aquém do obtido por adultos na mesma atividade e com mesmo nível de instrução. Ainda, o trabalho funciona como desestimulo a frequência escolar, e mesmo aqueles que frequentam a escola apresentam desempenho fraco com baixo nível de aprendizado. Assim, essas crianças e adolescentes, quando adultos enfrentaram dificuldades de inserção no mercado de trabalho devido ao baixo acumulo de capital humano". 

Estudo

A pesquisa reuniu características do trabalho infantil no Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Os dados foram apresentados no 4º Encontro Internacional sobre Trabalho Infantil, realizado em São Paulo, nessa segunda-feira (26).
Fonte: Uol Educação

Exercitando a Matemática: Questões do dia!!!!!



(ENEM/2012) Há, em virtude da demanda crescente de economia de água, equipamentos e utensílios como, por exemplo, as bacias sanitárias ecológicas, que utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos 15 litros utilizados por bacias sanitárias não ecológicas, conforme dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qual será a economia diária de água obtida por meio da substituição de uma bacia sanitária não ecológica, que gasta cerca de 60 litros por dia com a descarga, por uma bacia sanitária ecológica?
a) 24 litros.
b) 36 litros.
c) 40 litros.
d) 42 litros.
e) 50 litros.
Solução: Para gastar 60 litros por dia, foram dadas 4 descargas na bacia sanitária que gasta 15 litros por descarga.
Com a bacia ecológica, seriam gastos 4 . 6 = 24 litros.
A economia diária de água será de 60 – 24 = 36 litros.

(ENEM/2012) Um produtor de café irrigado em Minas Gerais recebeu um relatório de consultoria estatística, constando, entre outras informações, o desvio padrão das produções de uma safra dos talhões de suas propriedades. Os talhões têm a mesma área de 30 000 m² e o valor obtido para o desvio padrão foi de 90 kg/talhão. O produtor deve apresentar as informações sobre a produção e a variância dessas produções em sacas de 60 kg por hectare (10 000 m²).
A variância das produções dos talhões expressa em (sacas/hectare)² é:
a) 20,25.
b) 4,50.
c) 0,71
d) 0,50.
e) 0,25.

Solução: O desvio padrão foi de 90 kg/talhão = 90 kg/30 000 m² = 30 kg/10 000 m² = 30 kg/hectare = 0,5 saca/hectare.

Assim, a variância é (0,5 saca/hectare)² = 0,25 (saca/hectare)²

Por que os vaga-lumes brilham no escuro?



Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. 

Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas. A bioluminescência é causada pela transformação da energia química em energia luminosa. Esse processo, chamado de “oxidação biológica”, permite que a energia luminosa seja produzida sem que haja a produção de calor. 

Esse processo ocorre da seguinte maneira: uma molécula de luciferina é oxidada, formando uma molécula de oxiluciferina; quando essa molécula perde sua energia, emite a luz. Esses insetos possuem total controle sobre a emissão de luz, uma vez que o tecido que provoca essa emissão é ligado à traquéia e ao cérebro do vaga-lume. O inseto usa sua bioluminescência para chamar a atenção de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade é muito importante no processo de reprodução dessas espécies. Nesse sentido, a iluminação artificial das cidades, que é mais forte, anula a bioluminescência dos vaga-lumes, afetando diretamente o seu processo de reprodução. 

Fonte: Química no dia-a-diacomo ganhar dinheiro com artesanato

Por que as pipocas estouram?



A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:

1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.

2. O endosperma é um excelente condutor de calor. 

3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras). Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia. Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!! 

Fonte: Revista QMC Web www.qmcweb.org como ganhar dinheiro com artesanato

Por que o famoso Big Ben tem esse nome?



Quando a famosa torre londrina foi construída, em 1859, o então ministro de Obras Públicas da Inglaterra chamava-se Sir Benjamin Hall, que pesava cerca de 158 quilos. Em homenagem a ele, deu-se o apelido de “Big Ben”. Ao contrário do que se pensa, porém, esse apelido não se refere originalmente ao relógio, mas ao sino contido no alto da torre, o qual pesa mais de 12 toneladas.

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Governo gastará R$ 440 milhões com nanotecnologia



O governo federal vai investir R$ 440 milhões para fortalecer as ações na área de nanotecnologia até 2014. Conforme antecipado pela Agência Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), um conjunto de medidas para criar, integrar e fortalecer as atividades do setor, com foco na inovação.
A iniciativa pretende aproximar a infraestrutura acadêmica e as empresas, fortalecendo as relações entre pesquisa, conhecimento e setor privado. Entre as ações da IBN está a reestruturação do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), que terão prioridade nas políticas públicas de apoio à infraestrutura e formação de recursos humanos. Das 50 propostas apresentadas por instituições e universidades de todo o país, 26 foram selecionadas para integrar o sistema.
O coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do ministério, Flávio Plentz, explicou em entrevista à Agência Brasil, que os laboratórios do SisNano receberão recursos para operar de maneira “aberta ao uso”, tanto para pesquisadores e empresas.
“Vai modificar muito o ambiente da nanotecnologia no Brasil. Porque, agora, eles [os laboratórios] vão estar à disposição para desenvolvimento e vão ter o compromisso de ser laboratórios abertos onde as pessoas poderão entrar, contratar desenvolvimento ou colocar as suas equipes ou os seus pesquisadores lá dentro fazendo o desenvolvimento”, disse Plentz.
O SisNano é formado por duas categorias. Os laboratórios estratégicos, ligados ao MCTI e aos órgãos públicos, nos quais 50% do tempo de uso dos equipamentos deverá ser disponibilizado a usuários externos. E os laboratórios associados, localizados em universidades e em institutos de pesquisa, deverão oferecer 15% do tempo a pesquisadores e empresas de fora da instituição.
A nanociência é capaz de manipular, sintetizar ou modificar a matéria em uma escala de tamanho de nanômetro, que é 1 bilionésimo do metro. Tudo que se faz em termos de modificação, manipulação ou síntese de materiais nessa escala é considerado nanotecnologia.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Qual a diferença entre alimentos Diet e Light?





O alimento dietético é aquele indicado para dietas com restrição de determinados nutrientes e o alimento light é aquele que tem baixa quantidade de certo nutriente ou baixo valor energético.

Resumindo, Diet é aquele alimento do qual um determinado ingrediente foi totalmente retirado, como o caso do refrigerante que tem todo o açúcar substituído por adoçante. O diet, então, é o alimento modificado para fins específicos, como diabetes, gestantes, atletas ou dietas radicais.

O alimento light é aquele que sofre redução parcial de um componente calórico, como determinados sorvetes, por exemplo, que têm menos teor de gordura.

Fonte: Ciências

Exercitando a Matemática: Questões do dia!!!!!!



Alô galera!!!! Seguem duas questões do ENEM 2012 para você dá aquela treinada em Matemática!!!!!!!!!!

1. (ENEM/2012) Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas, e assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas.
A quantidade de cartas que forma o monte é:
a) 21.
b) 24.
c) 26.
d) 28
e) 31.

Solução: A quantidade de cartas que forma o monte é 52 – (1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7) = 52 – 28 = 24.

2. (ENEM/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

Solução: O número total de possibilidades de uma personagem esconder um dos 5 brinquedos em um dos 9 cômodos é 6 x 5 x 9 = 270.

Já que as respostas devem ser sempre diferentes, algum aluno acertou a resposta porque “há 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas”.

De onde surgiram os nomes das estações do ano?



No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam: Primavera (de primo vere, quer dizer princípio da boa estação); Verão (de veranum tempus, significa tempo da frutificação); Outono (de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso) e Inverno (de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar).

Fonte: Wikipédia

Física e Química: Por que o plástico que envolve o peru de Natal não derrete no forno?

Foto: Reprodução

Chega o Natal, você vai fazer o peru para a ceia e nem está na sua terceira taça de vinho para confundir: as instruções dizem claramente que a ave deve ser assada dentro da sua embalagem de plástico.
Você segue tudo à risca e, depois de várias horas dentro do forno, o peru está pronto, e o plástico, intacto. Ufa, ele não derreteu!
Esse milagre acontece porque o saco é feito de plástico PET, um polímero que só derrete em ambientes com temperaturas superiores a 260 graus Celsius (ºC). Como a carne fica assada e suculenta entre 190°C e 210°C, o plástico não corre o risco de virar a segunda pele do prato natalino.
A não ser que você beba mais um gole do vinho e não leia o restante das instruções que pedem para que o saco plástico não entre em contato com as paredes ou as grelhas do forno. Elas podem ficar mais aquecidas do que o ar de dentro dele, acima da temperatura de fusão do plástico. E aí não tem jeito, ele derrete mesmo.
O saco plástico que envolve o peru e outras aves também funciona como uma sauna, que assa a carne aproveitando o vapor que sai dela. É por isso que alimentos que já vêm dentro de plásticos para assar não precisam ser descongelados: a "sauna" descongela e assa a carne com rapidez e mesma eficiência.
Outros tipos de plásticos, como o polietileno - material utilizado na fabricação das sacolinhas de supermercado - têm um ponto de fusão inferior. Por isso, as sacolinhas derreteriam facilmente dentro de um forno aquecido.
Fonte: UOL Clique Ciência

Curiosidades científicas: Por que o Polo Sul é mais frio que o Polo Norte?



No Polo Sul, a média durante o inverno é de 60 °C negativos. No Norte, 30 °C negativos. Não há mistério. Para começar, o Polo Sul fica situado a 2.800 metros acima do mar, enquanto o Norte fica ao nível do mar, em cima da calota de gelo sobre o mar do Oceano Ártico. Cerca de 20 °C dessa diferença entre os dois têm relação com a altitude, já que a cada quilômetro de altura a temperatura cai 6 °C. O restante fica por conta da atmosfera mais fina, seca e com menos nuvens que fica sobre o Polo Sul. Com isso, o Continente Antártico retém menos calor que o Pólo Norte e registra temperaturas mais baixas!!!!

Fonte: Cultura Popular

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cientistas descobrem um novo mamífero!!!!

Olinguito (AP)

Cientistas dos EUA anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de um mamífero que vive nas florestas na região entre a Colômbia e o Equador.
Batizado de olinguito, ele é a primeira espécie de animal carnívoro identificada nas Américas nos últimos 35 anos. Segundo os estudiosos, trata-se de uma descoberta extremamente rara. A trilha até o olinguito começou há cerca de uma década, quando o zoólogo Kristofer Helgen, do Instituto Smithsonian e curador do Museu de História Natural de Washington, descobriu por acaso ossos e peles dos animais em um museu em Chicago. "As peles tinham uma cor vermelha, intensa, e, quando olhei o crânio, não reconheci sua anatomia. Imediatamente achei que poderia se tratar de uma espécie nova", disse à BBC News. Por amostras de DNA, Helgen pôde, ao longo dos anos, confirmar a descoberta. O olinguito, que tem 35 centímetros de comprimento, é um carnívoro - portanto, do mesmo grupo de mamíferos que inclui gatos, cães, ursos e seus semelhantes.
"Muitos de nós achávamos que essa lista estava completa, mas eis que temos o primeiro carnívoro identificado no continente americano em mais de três décadas", celebrou Helgen.

Apesar de ser carnívoro, o olinguito se alimenta principalmente de frutas, passeia durante a noite e vive sozinho, tendo apenas um filhote a cada gestação.Após a identificação genética, os cientistas tentaram prever o tipo de floresta que ele habitaria, a partir das características do animal. Em uma expedição à região entre Equador e Colômbia, um olinguito foi avistado logo na primeira noite da expedição.
Curiosamente, cientistas acreditam que um espécime de olinguito chegou a ser exibido em diversos zoológicos dos EUA entre 1967 e 1976. Mas na época ele foi confundido com o olinga - um parente próximo -, e seus cuidadores não entendiam por que ele não se reproduzia.
O animal foi enviado para diversos zoológicos e morreu sem nunca ter sido identificado.
Acredita-se que a ciência atual tenha catalogado apenas uma fração das formas de vida existentes no planeta. Novas espécies de insetos, parasitas, bactérias e vírus são frequentemente identificadas, mas a descoberta de um novo mamífero é extremamente incomum.
"Isso nos faz lembrar que o mundo não foi totalmente explorado e que a era das descobertas está longe de acabar", diz Helgen. "O olinguito nos faz pensar: o que mais haverá por aí?"

Fonte: BBC Brasil

Doutorado no exterior será facilitado pelas aulas online!!!!



Os estudantes interessados em fazer doutorado no exterior poderão participar de aulas online para ter mais informações sobre como concorrer a bolsas pelo CsF (Ciência sem Fronteiras) nos Estados Unidos.
A Laspau (Academic and Professional Programs for the Americas), uma organização filiada à Universidade de Harvard que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno no país, promove seis conferências na internet, de hoje (15) a 28 de agosto.
Nas aulas, os futuros candidatos receberão dicas de como preparar um boa candidatura, além de uma explicação passo a passo dos testes e documentos exigidos, das pontuações, dos prazos, do preenchimento da inscrição online. Cada aula terá um tema diferente. Para participar, os candidatos devem fazer a inscrição noportal da Laspau. A aula desta quinta-feira é às 11h30.
Pelo Academic and Professional Programs for the Americas - programas acadêmicos e profissionais para as Américas - serão oferecidas 1.500 bolsas para o período de 2013 a 2015, associadas ao CsF. Em 2013, serão oferecidas 500 bolsas.
Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro ou residir no país, ter proficiência em inglês e, no mínimo, o diploma de bacharelado, além de atuação acadêmica ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso de doutorado em universidades americanas não exige mestrado e nem carta de aceitação da universidade na qual se deseja estudar. A Laspau cuida da distribuição dos estudantes nas universidades de preferência.
"Os Estados Unidos têm interesse no Brasil, por ser uma economia grande e emergente. Temos interesse em firmar relações com o país e uma das formas de fazer isso é pela academia", diz a gerente de Programa Brasil, da Laspau, Lorraine Hanley. No ano passado, foram aceitos 130 estudantes brasileiros e, segundo Lorraine, a experiência foi positiva. "São bons alunos, tiram boas notas e têm muita experiência". 
Os interessados em obter uma bolsa de doutorado pleno têm até o dia 30 de setembro para se inscrever. As bolsas são para o segundo semestre de 2014.
Fonte: Agência Brasil

Piada de Joãozinho!!!!!



O professor pergunta para o joãozinho:
__Quantos pulmões nos temos???
__4.
__4 joãozinho???
__siim.
__saia da sala seu burro…
O menino ainda teve a coragem de falar:
__Professor você perguntou quantos pulmões nós temos…=4.
__Nós é um termo usado para duas pessoas.

Exercitando a Matemática: Questão do dia!!!!!



Em um refeitório há doces e salgados. Cada pessoa receberá um recipiente com 3 doces, dos 8 tipos disponíveis e apenas 2 salgados, dos 7 tipos fabricados. Quantas são as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente?

Solução: 
Estamos trabalhando com combinação simples, pois não importa a ordem de preenchimento dos recipientes. No caso dos doces vamos calcular C8, 3:

Já no caso dos salgados vamos calcular C7, 2:
O número total de combinações será então o produto de 56 por 21:
Logo:
São 1176 as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente.

Data histórica: 20/02/2002




Quarta-Feira, dia 20 de Fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjugação ocorreu exactamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de Fevereiro de 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.

É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao facto de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002).

A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de Novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente ás 21h12 de 21 de Dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112).Provalvelmente não estaremos aqui para presenciar!!!

A química da cor da pele



Num mundo com tanta diversidade de pessoas não deveria existir preconceito racial, até por que o que define a cor da pele é apenas um detalhe como veremos a seguir. 

A cor da pele depende somente da quantidade de melanina que é produzida pelos melanócitos, por meio de uma reação de oxidação da tirosina. Sabe qual é o maior órgão do corpo humano? A resposta a essa pergunta é a pele. Ela é responsável por cerca de 15% de todo o peso de um indivíduo adulto e apresenta funções importantes para o corpo, como revestir o organismo, fornecer proteção imunológica, regular a temperatura do corpo, proporcionar sensibilidade tátil e térmica e produzir secreções como o suor e o sebo (gordura).

Infelizmente, porém, muitas pessoas se atentam a uma parte da pele e a usam de forma descabida para julgar o caráter de outros. Trata-se da cor da pele. No entanto, analisar a sua constituição química e o que resulta em tons de peles diferentes, pode nos ajudar a ver que todos nós temos a mesma origem e somos iguaissendo esse preconceito muito fútil.
A pele é formada basicamente por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Conforme se pode ver na ilustração abaixo, a hipoderme é a camada mais profunda, mais interna, formada pelo tecido adiposo (gordura) e onde se encontra grande quantidade de vasos sanguíneos. A derme é a parte intermediária, onde ficam as glândulas sebáceas e sudoríparas, os vasos sanguíneos também, os folículos pilosos e os músculos da pele. E finalmente, a parte superior, externa, é uma camada fina chamada epiderme.

Camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme

A cor da pele se deve à quantidade de um polímero natural, a melanina, um pigmento biológico que é produzido na epiderme. Esse polímero é quimicamente considerado de massa e complexidades variáveis, sendo sintetizados pelos melanócitos. Os melanócitos são células situadas na camada basal da pele, entre a epiderme e a derme. A produção da melanina pelos melanócitos é feita a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina. Assim, quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom da pele e vice-versa.
Isso nos leva a concluir que toda forma de pele possui a mesma constituição. Não só a pele, mas toda forma de vida possui basicamente a mesma essência: átomos que se combinam para formar moléculas, que, por sua vez, reagem formando os mais diversos compostos. Esse ciclo é interminável, pois o número de átomos que forma o universo é praticamente constante, sendo trocados a cada momento entre os seres vivos e o ambiente.
Portanto, será que faz algum sentido nos considerarmos superiores uns aos outros, sendo que todos temos a mesma origem?  Ou julgar e ter preconceito pela pessoa somente pelo fato de produzirmos mais ou menos melanina que ela? Não deveríamos valorizar mais os neurônios do que os melanócitos?
Realmente, não faz nenhum sentido. O caráter de uma pessoa independe da cor da pele; por isso, devemos exterminar toda e qualquer espécie de preconceito.
A cor da pele não indica o caráter de uma pessoa

Fonte: Brasil Escola

sábado, 10 de agosto de 2013

10 curiosidades científicas



  • Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…

  • Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.

  • A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.

  • É fisicamente impossível lamber o próprio cotovelo.

  • Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.

  • Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descargas com polaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.

  • No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em hélio.

  • Um pedaço de uma estrela de nêutrons do tamanho de uma cabeça de alfinete pesaria um milhão de toneladas.

  • O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora.

  • O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina


Fonte:
http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/03/06/top-10-curiosidades-cientificas/

Grandes nomes do passado: Leibniz

O matemático e filósofo alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz, nasceu em 1º de julho de 1646, e morreu em 14 de novembro de 1716. Foi um gênio universal e um fundador de ciência moderna. Ele antecipou o desenvolvimento de LÓGICA simbólica e, independentemente de Isaac Newton, inventou o cálculo com uma notação superior, incluindo os símbolos para integração e diferenciação. Leibniz também defendeu ecumenismo Cristão na religião, leis romanas codificadas e lei natural em jurisprudência, propôs a lei metafísica de otimismo (satirizada por Voltaire em Candide) que nosso universo é o "melhor de todos os possíveis mundos", e transmitiu o pensamento chinês para a Europa. Para o seu trabalho, ele é considerado um progenitor de idealismo alemão e um pioneiro do Esclarecimento.
Leibniz era o filho de um professor de filosofia moral em Leipzig. Uma juventude precoce, Leibniz aprendeu sozinho o latim e algum grego aos 12 anos de idade, podendo então ler os livros na biblioteca de seu pai. De 1661 a 1666 ele esteve na Universidade de Leipzig. Quando recusou admissão a seu programa doutoral em lei de 1666, ele foi para a Universidade de Altdorf que lhe premiou com o doutorado em jurisprudência em 1667. Na tradição de Cícero e Francis Bacon, Leibniz escolheu procurar a vida ativa de um cortesão. Ele recusou um cargo de professor a Altdorf porque ele tinha "coisas muito diferentes à vista". Depois de servir como secretário da Sociedade de Rosicrucian em Nuremberg em 1667, ele se mudou para Frankfurt para trabalhar em reforma legal. De 1668 a 1673 ele serviu o eleitor-arcebispo de Mainz. Lhe enviaram para Paris em 1672 para tentar dissuadir Louis XIV de atacar áreas alemãs. Leibniz propôs uma campanha contra o Egito e também para construir um canal pelo Istmo de Suez. Embora suas propostas fossem despercebidas, Leibniz permaneceu até 1676 em Paris, onde ele praticou leis, examinou pensamento Cartesiano com Nicolas Malebranche e Antoine Arnauld, e estudou Matemática e Física com Christian Huygens.
De 1676 até a sua morte, Leibniz serviu a família de Brunswick em Hanover como bibliotecário, juiz e ministro. Depois de 1686 ele serviu principalmente como historiador, preparando uma genealogia dos Hanovers baseada no exame crítico de materiais de fonte primária. À procura de fontes, ele viajou para a Áustria e Itália de 1687 a 1690. Por causa de seu fundo luterano, ele recusou a posição de guarda da Biblioteca Vaticana que requeria a conversão dele ao Catolicismo.
Nos seus últimos anos, Leibniz tentou construir uma armação institucional para as ciências na Europa central e Rússia. Ao urgir dele, a Sociedade de Brandenburg (Academia de Ciência de Berlim) foi fundado em 1700. Ele encontrou-se várias vezes com Peter o Grande para recomendar reformas educacionais na Rússia e propôs o que depois se tornou a Academia de Ciência de Saint Petersburg.
Embora tímido e livresco, Leibniz não conheceu nenhum mestre em disputa. Depois de 1700 ele opôs a teoria de John Locke que a mente é uma tabula rasa (tablete em branco) no nascimento e que nós só aprendemos pelos juízos. Ele protestou fortemente a carga da Sociedade Real (1712-13) de plágio contra ele relativo à invenção do cálculo. No debate final dele com Samuel Clarke, que defendeu ciência Newtoniana, Leibniz discutiu que espaço, tempo e movimento são relativos.
Os trabalhos mais importante de Leibniz são: o de Essais Theodicee (1710) em que muito de sua filosofia geral é achada, e o Monadology (1714). O trabalho dele foi sistematizado e foi modificado no século 18 pelo filósofo alemão Christian Wolff.

Fonte: Só Matemática



Exercitando a Matemática: Questão do dia!!!!



(Fundação Carlos Chagas - Escriturário BB - 2011) Em dezembro de 2007, um investidor comprou um lote de ações de uma empresa por R$ 8 000,00. Sabe-se que: em 2008 as ações dessa empresa sofreram uma valorização de 20%; em 2009, sofreram uma desvalorização de  20%, em relação ao seu valor no ano anterior; em 2010, se valorizaram em 20%, em relação ao seu valor em 2009.
De acordo com essas informações, é verdade que, nesses três anos, o rendimento percentual do investimento foi de:
(A) 20%.
(B) 18,4%.
(C) 18%.
(D) 15,2%.
(E) 15%.
Resolução: 
Note que as ações valorizam/desvalorizam em relação ao ano anterior, por isso não podemos simplesmente somar/subtrair as taxas de variação. Se tivermos um acréscimo de 20% é a mesma coisa de termos uma taxa de 120%. De forma similar, se tivermos um desvalorização (ou desconto) de 20% equivale a uma taxa de 80%, logo:


120   x  80   x   120   =    1152000   =    15,2    =  15,2% , Letra (D)
100      100       100             100             100

Poucos profissionais em Engenharia no mercado por causa das dificuldades em Matemática

Estudo realizado pela ONG  "Todos Pela Educação" mostrou que só 10% dos jovens brasileiros que concluem o ensino médio sabem matemática. Para muitos, a disciplina nunca foi a matéria preferida. O levantamento revela ainda que o desempenho dos estudantes piorou, já que em 2009 o percentual era de 11%. Em português, o índice permaneceu o mesmo: 29% dos alunos aprenderam o que deveriam ao terminar o ensino médio.
Toda essa disparidade entre português e matemática afeta na escolha do curso superior. Cursos como Engenharia estão com menor procura do que cursos das áreas de humanas. Para a responsável pelo estudo, Priscila Cruz, diretora executiva do "Todos Pela Educação", não dá para a gente imaginar uma sociedade que inova, uma sociedade que se desenvolve na inovação, nas novas tecnologias sem ter uma base muito bem consolidada na matemática, nas ciências. O Brasil é uma das maiores economias do mundo e um dos piores países em educação, então não dá para a gente manter essa distância do jeito que está?, afirma.


A procura por profissionais de engenharia aumenta gradativamente. Segundo estudo, até 2015, o Brasil vai precisar de 300 mil engenheiros, mas o país não consegue formar a quantidade de profissionais necessários para a área. De acordo com a Federação Nacional dos Engenheiros, os estudantes não estão terminando o curso e os que terminam não buscam uma especialização.
Segundo a Federação, o Brasil forma cerca de 38 mil engenheiros por ano, mas precisa de quase o dobro disso para dar conta da demanda. Mesmo com salário inicial na média de R$ 5,5 mil, o mercado ainda sente falta de profissionais, principalmente, profissionais qualificados.

Fonte: Yahoo Educação





Participação brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática






Estudantes brasileiros participam da 20ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários que ocorre na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, até a próxima segunda-feira (12). As questões devem ser resolvidas em idioma inglês e incluem campos de álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize). Na última edição, estudantes da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio ficaram em 9º lugar.
A participação brasileira na competição é organizada pela OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). A delegação deste ano é composta por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), IME (Instituto Militar de Engenharia), da Unicamp (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre outros.

 Fonte: Agência Brasil

Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada de segunda para terça no Brasil



Para quem gosta de ver espetáculos no céu, uma boa notícia!!!! Se você acredita em "estrelas cadentes" prepare os seus pedidos! Uma chuva de estrelas cadentes poderá ser vista a partir da semana que vem em algumas regiões do Brasil e no hemisfério norte. A chuva de meteoros anual das Perseidas, conhecida popularmente como as "lágrimas de San Lorenzo", alcançará sua máxima intensidade na madrugada do dia 12 para 13 de agosto, informou o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC). No Brasil as Perseidas poderão ser vistas com maior intensidade a partir da meia noite da segunda-feira, dia 12, perto do horizonte. Entre as 3 e as 4 da madrugada, poderão ser vistos alguns meteoros principalmente na região norte do país. 

As “Chuvas de meteoros” não necessitam de material específico para serem observadas. Aconselha-se, no entanto, a observação destes fenômenos em zonas escuras, sem muita poluição luminosa, para garantir a visualização do maior número possível de “estrelas cadentes”. Este ano, como a lua estará em fase crescente, o IAC assegura que o satélite natural da Terra não vai atrapalhar a visualização do espetáculo. As estrelas cadentes são pequenas partículas de pó de diferentes tamanhos, algumas menores que grãos de areia, que são deixadas pelos cometas ao longo de suas órbitas ao redor do Sol. Elas aparecem porque se desintegram ao entrar em grande velocidade na atmosfera terrestre, onde os conhecidos traços luminosos recebem o nome científico de meteoros, explica o comunicado.
Apesar de a chuva de meteoros produzida ter sua máxima atividade entre 12 e 13 de agosto, o fenômeno é apreciável em menor intensidade desde a segunda metade de julho até finais de agosto.

Fonte: band uol

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Grandes nomes do passado: Avicena



Pouco divulgado talvez pelo fato de não ser europeu, Avicena foi um dos maiores médicos de todos os tempos. Abū ʿAlī al-Ḥusayn ibn ʿAbd Allāh ibn Sīnā, geralmente abreviado para ibn Sīnā (proveniente de Sīnā (Irã)), latinizado como Avicena  (Afshana, atual Uzbequistão c. 980 – Hamadan, Irã, junho de 1037) foi um polímata persa, provavelmente o filósofo mais importante na tradição islâmica e o filósofo mais influente da era pré-moderna.
Destacou-se entre outras áreas, no campo da medicina, e seu principal trabalho, o Cânone da Medicina (al-Qanun fi’l-Tibb) continuou a ser utilizado como manual de medicina nas universidades da Europa e no mundo islâmico até o início do período moderno. Como filósofo, sua principal obra é A Cura (al-Shifa’), que teve um impacto decisivo sobre a escolástica europeia, especialmente sobre Tomás de Aquino.
De sua vida pessoal, o perfil que chegou até nós é que Avicena era um jovem muito precoce, e com dez anos de idade, já havia memorizado o Alcorão. Aos dezesseis, já dominava várias ciências, como física, matemática, lógica e metafísica. Logo começou o estudo e a prática da medicina, e antes de completar vinte e um anos de idade, escreveu seu famoso “Cânone”.
Avicena serviu sucessivamente a vários soberanos persas como médico e conselheiro, viajando com eles de um lugar a outro, e apesar de conhecido pelo seu perfil sociável, dedicou um bom tempo aos trabalhos literários, dos quais são exemplos concretos os cerca de cem volumes que escreveu. Destacam-se ainda entre os seus trabalhos, os extensos comentários sobre a obra de Aristóteles, e A Libertação (al-Najat).
A filosofia de Avicena é uma tentativa de construir um sistema coerente e abrangente que esteja de acordo com as exigências religiosas da cultura muçulmana. Como tal, ele pode ser considerado o primeiro grande filósofo islâmico. Seu trabalho é frequentemente visto como parte integrante das tradições aristotélica e neoplatônica.
Um princípio favorito de Avicena, que é citado não só por Averróis, mas também pelos escolásticos, e especialmente por Santo Alberto Magno era “intellectus in formis agit universalitatem“  ou seja, a universalidade das nossas ideias é o resultado da atividade da própria mente. Este é um princípio a ser entendido no sentido realista, não no nominalista. Para Avicena o significado é que, embora existam diferenças e semelhanças entre as coisas independentemente da mente, a constituição formal de coisas no campo da individualidade, universalidade genérica, universalidade específica, e assim por diante, é trabalho da mente.
Outras importantes contribuições suas são encontradas nas áreas das ciências naturais, teoria musical e matemática. A influência de Avicena na Europa medieval começou por meio das traduções de suas obras realizadas primeiramente na Espanha. Sua metafísica tornou-se base para discussões sobre a filosofia islâmica e teologia filosófica. No início do período moderno no Irã, suas posições metafísicas começaram a ser abordadas sob um diferente e criativo aspecto pelos pensadores da escola de Isfahan, em particular Mulla Sadra.

Fonte: Info Escola