sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Por que chove pouco no Sertão Nordestino?

Por que não chove no sertão nordestino? Ilustração: Bruno Algarve


São diversos fatores que influenciam para a escassez (na maioria das vezes) de chuva no Sertão Nordestino, vejamos de forma bem simples:

1. Fatores oceânicos Mesmo sob o Equador, a temperatura do mar nos litorais potiguar e cearense é mais baixa em relação às áreas adjacentes. Com baixa evaporação, há menos umidade presente.

2. Influência do relevo A serra da Borborema, que atravessa vários estados, impede a passagem das correntes atmosféricas úmidas que partem do oceano para o interior. Por isso chove mais no litoral.

3. Frentes polares As frentes polares - encontro de massas de ar diferentes - causam chuvas. Mas, como elas têm pouca força quando chegam ao Nordeste, predomina um quadro de estabilidade.

4. Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão - com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.

Fonte Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e Diego Maia, professor da Unesp.
Revista Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário